sábado, 30 de janeiro de 2010

PURMAMARCA (AR) - QUEBRADA DE HUMAHUACA (AR) - SAN PEDRO DE ATACAMA (CH) - 490 Km

Acordei em torno de 6:00 h. da manhä, ainda escuro  e com uma forte dor de cabeça em decorrência do efeito da altitude. Afinal, já estavamos  a uma altitude de 2.500 m. por mais de 24 h. Tomei minha aspirina, masquei um pouco de coca (FOLHA!!!!), o que me deixou mais enjoado. Mais um pouco depois a dor cessou e apenas ficava ofegante após algum exercício físico.

Tomamos o café da manhä, bem espartano, e saimos do hotel por volta de 8:30 h. Resolvemos fazer dois percursos. O primeiro nos faria retornar por uns 3 Km e seguirmo em direçäo â Quebrada de Humahuaca, que desde 2003 é considerada patrimônio da humanidade. O segundo percurso seria de retornando a Purma e de lá seguir para San Pedro de Atacama (CH), o principal destino da jornada.

Primeiro Percurso



Foram 52 Km (ida e volta) passeando por montanhas multicoloridas em uma regiäo importante sobre o ponto de vista histórico, já que foi aqui que ocorreram diversos movimentos militares compreendendo a conquista da regiäo pelos espanhóis em 1540 (rota da prata extraída da Bolívia e Perú), batalhas pela independência argentina e a guerra contra o Perú e a Bolívia.

Montanhas multicolores


A primeira parada foi em 'Posta de Hormillos', uma pequena fortificaçäo militar onde há um pequeno museu com objetos précolombianos, inclusive uma múmia, da época colonial e armas utilizadas em diversas épocas. 'Posta`, de acordo com o que lá estava descrito, é um conceito de  unidade militar desenvolvido pelos espanhóis desde o século XII. 
Muro de defesa

Fogäo e utensílios


De lá seguuimos para Tilcara para visitarmos uma fortificaçäo précolombiana que foi reconstruída pela Universidade de Buenos Aires e hoje é um museu a céu aberto onde há um pequeno jardim botânico, um curral com os animais comesticados pelos nativos e as casas onde residiam.

El Cordones - Típico cactus da regiäo

Llamas

Reconstruçäo de residência dos índios Tilcaras

O segundo percurso eu dividi em dois trechos. O primeiro vai de Purmamarca até à aduana argentina. Que foi extremamente burocrática, levamos 1:30 h. de espera em uma altitude superior a 4.000 m.

Primeiro trecho


Saímos saboreando a estrada e a paisagem. Uma estrada muito bem pavimentada com curvas deliciosas, tendo como companhia uma natureza belíssima que nos remetia literalmente aos céus.

Caracoles após Angosto de Las Burras

Mais Caracoles

Alcançando mais de 4.000 m. pela minha primeira vez

Ultrapassando a serra após o Angosto de Las Burras a altitude ficou em torno dos 4.000 m. por todo o percurso até o final desse trecho. Paramos em Susques para o último abastecimento até San Pedro de Atacama, e fizemos um lanche para acalmar a fome. O simples ato de subir e descer da moto já me deixava ofegante.

2º trecho do último percurso

Entramos em território chileno e sempre em altitude em torno dos 4.000 m fomos guiando forte com direito a um pitstop no Salar Aguas Callientes. A temperatura que ao sairmos era de 25 graus caiu ate 10 graus, o que nos obrigou a buscar agasalhos mais apropriados. Chegamos em San Pedro do Atacama por volta de 20:30 h., ainda dia, mesmo tendo perdido mais um hora, agora, na aduana e migraçäo chilena que localiza-se na entrada da cidade de San Pedro de Atacama, ou seja, 160 Km após à fronteira física com a Argentina.  A altitude em San Pedro é em torno de 2.500 m , foi impressionante que em menos de 35 Km ela era de 4.760 m.

Salar Aguas Callientes

Sal

Artesanato em Sal

Vulcäo Licancabur

GPS

2 comentários:

  1. Queridos amigos, a narrativa ganhou brilho especial com a inserção de fotos. Parabéns pelo empreendimento de sucesso. Muito bom saber que vcs já curtiram o Deserto e chegaram a Antofagasta. Descendo para Santiago, a 70 km, tem o monumento La Mano del Desierto (km 1310, ruta 5). Vale uma foto por lá. Flávio

    ResponderExcluir
  2. O Flávio disse tudo... a narrativa ganhou brilho com as fotos.
    Parabéns! Continuem fazendo uma boa viagem!

    ResponderExcluir