terça-feira, 12 de janeiro de 2010

2010 - de moto no Atacama


                                         clique na imagem

Uma viagem termina somente no momento em que estaciono a moto na garage. Nesse mesmo instante, o roteiro da próxima jornada já está delineado em minha cabeça. Daí em diante, eu começo a produzir todo o planejamento pertinente, desde a mais simples pesquisa via google, como passando por leituras de sítios de vários viajantes na rede e garimpos em livrarias por onde passo. Procuro sempre, em primeiro lugar, buscar orientações sobre clima, cultura e culinária local, estado das estradas, hotéis, aspectos relativos à segurança pessoal, etc.

No decorrer de 2009, sempre olhando pelos mapas, consegui já em setembro de 2009 estabelecer um roteiro de cerca de 6.500 Km (Saída e chegada por Porto Alegre - RS), o qual eu o tinha como um eixo que poderia variar de acordo com as circunstâncias no momento da execução da viagem e ao livre sabor da vontade consensual dos participantes. Neste, a jornada compreenderia Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

Entretanto, em função de um fato inesperado a minha esposa não poderá me acompanhar, mesmo de avião, na viagem deste ano. Com isso, nos vimos compelidos a alterar o roteiro para um período mais curto. Então, a viagem que seria de 25 dias passou agora para 18 dias, por um roteiro menos extenso, mas não menos interessante do que o anterior.

Neste novo roteiro a saída do Brasil será por Foz do Iguaçú (PR), atravessaremos o Paraguai, cruzaremos a região do Chaco argentino, as cidades de Salta (AR) e de San Salvador de Jujuy (AR). Iremos transpor a fronteira da Argentina com o Chile pelo Paso de Jama, seguindo para o deserto do Atacama. Daí, desceremos a costa do Pacífico em direção à Viña del Mar, e retornando por Mendoza, San Luis, Cordoba, Paso de los Libres, e por fim chegaremos em Porto Alegre (RS). Nesta última cidade o Dalton despachará a moto para Brasília, via transportadora, e eu seguirei até Curitiba para uma estada com os filhos, talvez dexando a moto por lá durante algum período, e somente em uma outra oportunidade a trarei para Brasília.

4 comentários:

  1. Vou te seguir que nem novela das 8.
    Vá com Deus, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Evanio, espero que façam excelente viagem e estaremos torcendo junto com a Santa Protetora de duas rodas que os acompanhe em todo percurso dessa viagem.... Estamos caminhando para fazer um roteiro parecido no mes de Agosto deste ano ainda. Quando voltar, não esqueca de mandar as fotos....
    grande abraço
    Trilheiro

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos Evânio e Dalton,
    Deus está de olho em vocês, provendo de luz e proteção cada km desta empreitada. Fico por aqui, à distância, torcendo e morrendo de vontade de estar junto. Já adicionei o blog nos meus favoritos para acompanhá-los diariamente . Abraços. Flávio Faria

    ResponderExcluir
  4. Caro Evanio....

    tenho acompanhado seu Blog... confesso que cada vez fico mais convicto que tenho que fazer essa viagem..... tinha até pensado em comprar um rastreador igual o seu, mas, em função do seu relato, desisti....
    Continuem mandando bala.... está uma delícia acompanhar a sua viagem....
    Estamos na torcida para que sua viagem seja prazerosa.....

    abraxxx
    Trilheiro

    ResponderExcluir