quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Estada em San Pedro de Atacama e saída para Antofagasta - 340 Km



Na minha estada em San Pedro de Atacama (SPA) percebi que a regiäo merece ser visitada por mais de uma dúzia de vezes. O deserto de Atacama näo se limita apenas à SPA, mas sim a três regiöes do Chile (o Chile é dividido em XV Regiöes). Uma alternativa é ficar na cidade de Calama, é mauor e tem bem mais recursos e dista apenas 100 Km de SPA.
Nos dois dias em que ficamos "estacionados" em SPA conhecemos a vida da cidade, que é uma Torre de Babel "na horizontal", sendo que predomina o idioma francês. Há muitos bons restaurantes e pousadas e hotéis para todos os gostos, mas nada de luxo. Nós ficamos no hotel Casa de Don Tomas, razoavelmente bom, mas que quem vai para SPA näo vai para ficar dentro do hotel.

Igreja de San Pedro de Atacama

Fomos ao Vale de la Luna, aliás toda cidade de interesse turístico tem o seu, mas o ponto alto ficou por conta do passeio no TATIO (homem velho chorando, é o que me falaram), que é uma regiäo repleta de Geisers, e ir até lá exigiu que acordássemos por volta de 3:30h., já que o pessoal da agência marcou de pegar-nos no hotel entre 4:00 e 4:30 e realmente isto ocorreu. Esse horário de hemograma é por conta de que o espetáculo ocorre por volta de 6:00 h. da manhä e se encerra por volta das 7:00 h., e com a natureza näo tem como reclamar.



Café da manhä nas águas calientes do Tatio

Frio


Geiser - Tatio

 Dse-me o guia que estas pedras foram uma só pedra. Deu o nome de Verticalidade Geológica.
Chrrasquinho de llama por  US $ 5,00
 




O ônibus levou cerca de de hora e meia para percorrer 90 Km por uma estrada de chäo que saiu de uma altidude  de 2.400 m. e chegou a 4.500 m. Mas com certeza fui um grande privilegiado em poder assistir  esse espetáculo.

Como havianos visto uma das mais importantes atraçöes do local, e chegado por volta de 13:00 h. do Tatio, resolvemos antecipar a ida até Antofagasta, já que säo apenas 340 Km de distância.

Aceleramos em direçäo a Atofagasta, com uma parada para abastecimento em Calama, e daí sempre na altitude de cerca de 2400 m. fomos seguindo em linha reta com poucas curvas.

Chegamos em Antofogasta por volta de 18:00 h. e tentamos nos hospedar  no Holiday Inn, conforme as sempre boas dicas experiente Cesar (http://www.abracandoasamericas.com.br/). Mas lamentavelmente näo havia vaga, entäo conseguimos o Hotel Antofagasta, uma super estrututa hoteleira na beira da praia mas com atendimento péssimo, nem as nossas bagagens eles levaram para os quartos.

Nos avisaram que o restaurante do Iate Clube  näo estaria funcionando e entäo fomos a um super Shopping que aquela cidade de cerca 300.000 habitantes dispöe. Nem Brasília tem um igual, é um empreendimento enorme. Lá jantamos no Spell Café, que surpreendeu pela comida e o excelente atendimento da solícita e competente Daiane. Parabéns!!!!! Eu recomendo.

Delicioso jantar


Nosso competente Daiana, super atenciosa e nos deu a dica do prato


Um comentário:

  1. Olá Evanio... tô eu aqui acompanhando a sua aventura e me deliciando com o que voce escreve.... fico imaginando eu nesse passeio.... kkkk
    não entendi quando vc fala que (é melhor hospedar em Calama ou San Pedro de Atacama?)

    abs e continue mandando notícias....

    ResponderExcluir